(A ciência do bem-estar e qualidade de vida)

darcosousaNunca na história da humanidade o ser humano precisou tanto do desenvolvimento das faculdades mentais, intelectuais e psicoemocionais para evolução como atualmente. E esta necessidade tem a tendência aumentar cada vez mais, a cada avanço da tecnologia que impacta todas as áreas.
Os novos cenários: sociais, novas configurações familiares e contextos individuais como: o stress, a pressão e a dificuldade crescente administração do tempo diante das muitas tarefas e prioridades que impõe ao indivíduo a necessidade de desenvolver: conhecimentos, habilidades, atitudes, competências e recursos internos para melhor aproveitar os momentos e oportunidades que a vida pode proporcionar.     A questão é que estes ambientes, cenários e fatores trazem consigo muitas vezes turbilhões de emoções que podem instalar nas pessoas questões e problemas psicoemocionais como: frustrações, decepções, angústias, mágoas, tristezas, raiva, sentimentos de culpa, angústias e inquietudes, medo de perder e o desejo de ganhar que vão formando uma síndrome de emoções patológicas. Quando a pessoa se percebe já desenvolveu questões e problemas psicossomáticos como: a depressão, síndrome do pânico, ansiedades, medos e fobias, transtornos, traumas, bloqueios, limitações, esgotamento físico e mental, compulsões alimentares, dores e tensões crônicas, insônia, inquietudes patológicas e muitos outros problemas que atingem o corpo, tendo como causa ou fundo as questões psicoemocionais.
Tais problemas começam prejudicar as relações afetivas ou familiares com o cônjuge, os filhos, parentes próximos, as relações no trabalho, os relacionamentos sociais, a relação com o dinheiro e o sucesso nas relações interpessoais e sociais. Limitando de tal modo a pessoa, que começa se perceber travada, cheio de bloqueios, mecanismos de autosabotagem etc. Onde dentro deste contexto, os potenciais e recursos internos para desenvolver a saúde física e psicoemocional com bem-estar e a qualidade de vida vão ficando cada vez mais limitados. Perdendo assim as oportunidades de viver uma vida plena, digna de um ser humano.
A ciência do Desenvolvimento Humano, que faz parte da Gestão de Pessoas, área dos Recursos Humanos; que é pilar da Administração, junto com outras ciências terapêuticas, tem buscado constantemente soluções para essas questões, que possam atender a necessidade e urgência em responder a esses problemas, fatores e cenários de maneira objetiva, breve e efetiva.
As pesquisas nesse campo desenvolveram processos e ferramentas como: o Coaching, PNL, Hipnoterapia e a Hipnoanálise; que pertencem ao conjunto das soluções nas áreas do Desenvolvimento Humano e terapias breves. Cada um desses processos e ferramentas apresenta uma proposta com objetivos claros:
O Coaching tem como proposta o desenvolvimento da postura interna e possui algumas modalidades: Coaching para Vida (Life Coaching – desenvolvimento da postura interna em relação às áreas da vida), Coaching Executivo (Executive Coaching – desenvolvimento da postura interna em relação à carreira profissional, promoção e crescimento organizacional), Business Coaching – desenvolvimento da postura interna das Organizações em relação à cultura, clima e ambiente Organizacional para produtividade e o Coaching Terapêutico que trata da postura interna em relação às questões e (ou) problemas psicoemocionais e como lidar com os problemas psicossomáticos, trazendo equilíbrio para a mente e o corpo.
A PNLProgramação Neurolinguística é uma linguagem a partir dos estudos da neurociência, que busca: programar, reprogramar, significar e ressignificar, atitudes, comportamentos, crenças limitantes e emoções que estejam causando prejuízo ao desenvolvimento humano, permitindo que cada pessoa possa desfrutar do melhor do seu potencial, capacidade e recursos internos.
A Hipnoterapia por meio de um estado de transe em que o indivíduo desperta atenção concentrada focada, possibilita lembrar tudo que a pessoa viveu, buscando assim, tratar as questões e problemas psicoemocionais, conhecendo a fundo as causas que geram as limitações, bloqueios, perturbações e transtornos de ordem psicossomática, libertando assim, o potencial e a capacidade que cada pessoa tem de conquistar uma vida abundante e plena que o universo pode proporcionar. A hipnose terapêutica ou a hipnoterapia pode leva o ser humano é um estado de relaxamento e tranquilidade, produzindo e desenvolvendo sensações de bem-estar e equilíbrio necessário para seu autodesenvolvimento e ajudar ao próximo.
Dentro da proposta da Hipnoanálise, está buscar a causa, a origem, a gênesis, o princípio onde começam as questões e (ou) problemas psicoemocionais e os traumas dos quais decorrem os problemas psicossomáticos e algumas doenças ainda em estudo pela ciência; proporcionando ausência de sintomas e presença de bem-estar com qualidade de vida para que cada pessoa possa desfrutar de uma vida mais saudável na mente e no corpo.
Entre os muitos benefícios que o Desenvolvimento Humano e terapias breves apresentadas possuem em comum, inclui na sua proposta: além dos resultados rápidos comparados com outras terapias, a eficiência e eficácia sustentável; pois, buscam na raiz a causa de cada uma das questões, problemas, traumas e objetivos desejados, o ganho de tempo e investimento no Desenvolvimento Humano com bem-estar, qualidade de vida e restauração das áreas prejudicadas ou deficientes ao longo de meses, anos e até décadas de sofrimento. Reforçando assim, a necessidade urgente que cada pessoa tem de ser feliz e manifestar o melhor de si para si mesmo e as pessoas à sua volta, desfrutando assim, de toda saúde, paz, felicidade e sucesso que cada um pode viver nesse breve espaço de existência aqui nesse maravilhoso lugar, chamado: planeta Terra.
Agora, a pergunta mais importante é se você vai desfrutar de tudo isso e começar hoje, agora esse projeto de Desenvolvimento Humano, rumo aos seus objetivos? Entre em contato comigo! Eu estou à disposição para ajudar você.
Mais informações, perguntas mais frequente sobre Hipnose e outros temas no site: http://www.darcosousa.com/

Darco Sousa
Administrador, Coach,
Programador Neurolinguista,
Hipnoterapeuta e Hipnoanalista
CRA-DF nº: 022037
HMI – College of Hypnotherapy / AHA nº: 42167

Publicado na Revista impressa e online – Entre Colunas: Ano V – Edição XVI – 2016

Anúncios